DIREITO EMPRESARIAL

O escritório Lopes Teixeira Advogados fornece consultoria nas áreas Administrativa, Bancária, Cível, Comercial, Imobiliário, Societário, Licitatório, Empresarial, Família, Internacional, Trabalhista & Tributária, dentre outras.

O trabalho desenvolvido e a qualificação profissional dos seus membros fez com que a Lopes Teixeira Advogados figurasse entre os escritórios de advocacia em destaque na região.

Tendo o respeito, a lealdade ao cliente, a transparência e a excelência de seus serviços como características marcantes, refletindo atuação célere, moderna e objetiva comprovada por meio de contratos duradouros e clientes satisfeitos.


Os sócios possuem atuação destacada na área educacional, em nível de graduação e pós-graduação. Além de participação ativa em palestras, simpósios, congressos e publicações em geral.


A Lopes Teixeira Advogados atua diretamente nos seguintes Estados da Federação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Goiânia, Tocantins e Distrito Federal/Brasília. Também com atuação consultiva nos Estados Unidos da América. Nos demais Estados da Federação a Lopes Teixeira Advogados possui escritórios coligados.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

LICENÇA-PATERNIDADE DE 20 DIAS

LICENÇA-PATERNIDADE DE 20 DIAS
O Senado aprovou em fevereiro o Projeto de Lei na Câmara nº 14/2015 que estabelece políticas e diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e na formação humana. Assim, em regime de colaboração, União, Estados e Municípios, cada qual com sua competência constitucional e legal, terão como objetivo comum atender às políticas para os primeiros 6 anos de vida da criança.
A sociedade, solidariamente com a família e o Estado, participará da proteção e promoção da criança na primeira infância. O Projeto busca consolidar os vínculos afetivos e o estímulo ao desenvolvimento integral na primeira infância por meio de orientação e formação sobre a maternidade e a paternidade responsáveis. O Projeto acresce à Lei Trabalhista a possibilidade de afastamento do pai empregado, sem desconto na remuneração, nas seguintes situações: até 2 dias para acompanhar consultas médicas durante o período de gravidez e 1 dia por ano para acompanhar filho de até 6 anos em consulta médica. Adiciona, ainda, ao Programa Empresa Cidadã (Lei 11.770/2008) a licença-paternidade de 20 dias; prorrogando por 15 dias a duração da licença-paternidade, além dos 5 dias já estabelecidos.
A prorrogação da licença será garantida, na mesma proporção, à empregada e ao empregado que adotar ou obtiver a guarda judicial para fins de ação de criança. Durante a licença o empregado terá direito à sua remuneração integral, entretanto, o empregado não poderá exercer qualquer atividade remunerada e a criança deverá ser mantida sob seus cuidados. As empresas tributadas com base no lucro real poderão deduzir dos impostos devidos o total da remuneração integral do empregado pago nos dias de prorrogação de sua licença, vedada a dedução como despesa operacional. As empresas interessadas em participar do Programa Empresa Cidadã devem se cadastrar no site da Receita Federal. Por ora, o projeto aguarda a sanção presidencial.

Gilberto Lopes Teixeira
Advogado, professor

Vice-Presidente do Instituto dos Advogados de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário